logo RCN

Sauber contrata Gabriel Bortoleto para temporadas 2025 e 2026

  • Foto: Amanda Perobelli / Reuters -

Brasil volta a ter piloto titular de F1 pela primeira vez desde 2017

A Fórmula 1 terá um brasileiro como piloto titular pela primeira vez desde 2017, após a Sauber anunciar Gabriel Bortoleto, de 20 anos, nesta quarta-feira (6), para completar a formação da futura equipe Audi para 2025 e 2026.

A equipe sediada na Suíça havia anunciado anteriormente a saída do finlandês Valtteri Bottas e de Zhou Guanyu, o primeiro piloto de F1 da China, no final da temporada em dezembro.

A Sauber, que se tornará a equipe de fábrica da Audi em 2026, já anunciou o piloto alemão Nico Hulkenberg, de 37 anos, atualmente na Haas, em abril.

Bortoleto está atualmente liderando o campeonato da F2, após vencer a F3 no ano passado, e faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren, bem como da empresa de gerenciamento de carreiras pilotos A14, do bicampeão Fernando Alonso.

A McLaren, líder do Mundial de Construtores da Fórmula 1, confirmou separadamente que ele seria liberado no final do ano.

“Juntar-se a uma equipe que combina a rica história do automobilismo da Sauber e da Audi é uma verdadeira honra”, disse Bortoleto, que será o primeiro piloto titular de F1 do Brasil desde Felipe Massa.

“Estou incrivelmente grato pela oportunidade que me foi dada pela equipe e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico”, completou.

A Sauber, que entrou para a Fórmula 1 em 1993 e foi vice-campeã sob a propriedade da BMW em 2007, está em último lugar na classificação dos construtores e é a única equipe que ainda não pontuou nesta temporada, faltando três corridas para o final.

No entanto, a equipe tem grandes planos para o futuro e nomeou o ex-chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto, em uma reforma administrativa em julho.

“Gabriel já demonstrou nas categorias juniores que tem o que é preciso para ser um piloto vencedor. Estamos muito satisfeitos por ele se tornar um membro da equipe Sauber e Audi”, disse o italiano.

“Junto com Gabriel, estamos em uma jornada rumo ao sucesso, e vamos evoluir em uma força unificada para moldar uma nova era para a Audi no automobilismo”.

“Nico e Gabriel representam a combinação ideal de experiência e juventude, posicionando-nos fortemente para o futuro”.

Bortoleto é o mais recente em uma linha de jovens talentos empolgantes que estão chegando à Fórmula 1.

A Mercedes contratou o italiano Kimi Antonelli, de 18 anos, para substituir o sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton, que está partindo para a Ferrari, enquanto o britânico de 19 anos e protegido da Ferrari, Oliver Bearman, assume o lugar de Hulkenberg na Haas.

A Alpine, de propriedade da Renault, também contratou o australiano Jack Doohan, de 21 anos, filho do grande astro do motociclismo Mick, enquanto a Williams tem o argentino Franco Colapinto, também de 21 anos, correndo pela equipe nesta temporada, depois de dispensar o americano Logan Sargeant.

A RB, equipe afiliada da Red Bull, trouxe Liam Lawson, 22 anos, como substituto do australiano Daniel Ricciardo, e o neozelandês é o favorito para manter a vaga.

“Atualmente, estamos testemunhando uma mudança de geração na Fórmula 1, com jovens pilotos causando impacto imediato”, disse o presidente da Sauber Motorsport, Gernot Dollner.

“Ao contratar Gabriel Bortoleto, garantimos um desses grandes talentos. Sua contratação ressalta a estratégia de longo prazo e o compromisso da Audi com a Fórmula 1”.

A Sauber disse que manteve “discussões abertas e construtivas” com Bottas e Zhou antes de uma decisão mútua de se separar de ambos.

“Depois de todas as discussões boas e profundas que tivemos nas últimas semanas, percebemos que as condições para desenvolver esse projeto juntos não foram atendidas”, disse Bottas, 35 anos e 10 vezes vencedor de Grandes Prêmios com a Mercedes.

“Embora seja a hora de seguir em frente, sempre levarei um pedaço dessa equipe comigo e estou ansioso para ver o que o futuro reserva para nós dois”.

Botafogo joga para tentar manter vantagem na ponta do Brasileiro Anterior

Botafogo joga para tentar manter vantagem na ponta do Brasileiro

Ministério do Esporte lança campanha para promover paz no futebol Próximo

Ministério do Esporte lança campanha para promover paz no futebol

Deixe seu comentário